Surge Test, para que serve?
Surge test substitui Megohmetro?
Uma das mais frequentes dúvidas que recebemos de nossos clientes quando eles estão definindo a compra do equipamento Surge Test é: Para que serve este equipamento? Iremos responder esta e outras dúvidas neste post.
O ensaio de surto elétrico consiste em gerar um stress momentâneo na bobina, aplicando sob ela um determinado nível de tensão (Normalmente 2 x Tensão de linha + 1000V) com uma determinada energia, através de uma chave de rápido disparo. O circuito elétrico do equipamento + bobina (motor, gerador, alternador...) formam um circuito RLC: Resistor, Indutor e Capacitor, esse circuito é responsável por gerar o sinal esperado para análise, o qual será normalmente uma senoide amortecida. Essa senoide é lida e armazenada na memória do equipamento e posteriormente comparada com a senoide das demais fases ou a senoide padrão.
Este embasamento é necessário para que seja compreendido como o equipamento opera.Tendo essas informações em mente podemos responder à pergunta inicial: O equipamento Surge Test serve principalmente para identificar falhas de isolamento entre espiras de uma mesma bobina, ou seja, quando dois fios ou mais estão próximos uns dos outros a única coisa que permite o correto funcionamento é o isolamento que há entre eles, se houver um enfraquecimento ou uma falha deste isolamento, ocorrerão pequenas descargas de um fio para o outro durante a utilização da máquina, essas descargas são conhecidas como CURTO CIRCUITO ENTRE ESPIRAS.
O curto circuito entre espiras é a fase inicial do problema, a máquina (Motor, Gerador...) continuará a trabalhar normalmente por um certo período, a falha irá continuar ocorrendo de forma intermitente, ao longo do tempo o ponto onde está ocorrendo o curto irá aumentar progressivamente devido à carbonização daquele ponto, gerando eventualmente falhas mais graves como curto entre fases ou no pior caso a queima da máquina.
O ensaio de Surto é o único que consegue identificar essa falha no estágio inicial, sendo uma ferramenta multo útil em manutenções preventivas, bem como no controle de qualidade de fabricação de bobinas.
O exemplo acima exemplifica a resposta trifásica de um motor em curto circuito em uma das fases, podemos observar que duas das respostas vermelhas estão sobrepostas e uma está totalmente defasada das demais, através da comparação das respostas é possível obter um resultado utilizando neste caso análises digitais de alteração de área, frequência e amortecimento (Compreenda mais sobre neste LINK).
Surge Test substitui Megohmetro?
Outra dúvida frequente é se o ensaio de Surge Test substitui Megohmetro, Hipot ou Miliohmímetro.
Infelizmente não substitui, isso também é verdade no sentido contrário, os outros equipamentos ou ensaios não substituem o Surge Test.
O princípio do ensaio de Surto identifica falhas que o Megohmetro não é capaz de identificar, o Megohmetro submete a bobina ou as fases sob o mesmo potencial em relação a carcaça da máquina, não gerando diferenças de potencial entre espiras, ou seja, não identificando falhas entre espiras. Bem como o Surge Test também não substitui o Megohmetro, pois ele não mede a resistência do dielétrico existente.
Isso vale também para os demais equipamentos e ensaios, cada um deles testa uma certa característica ou mede uma certa grandeza da máquina sob testes.