Conceito teórico Surge Test

Conheça a teoria envolvida em suas análises.

 

O ensaio de Surto é utilizado na indústria desde 1926, portanto trata-se de uma tecnologia bem conhecida, e seus conceitos são realmente eficientes quanto à avaliação de características de isolamento do bobinado.

Os motores elétricos podem ter vários defeitos em sua construção, e a maior parte deles acontece no estator (bobina), seja no trançado do cobre, numero de voltas, quantidade e tratamento das chapas. Para diminuir o retorno de peças, a linha de produção passa por testes qualificadores, onde mais completo é o Surge Test. 

A construção típica de um bobinado para estatores de motores elétricos é feita de suas fases principais, essas fases são constituídas de grupos de bobinas, as quais são formadas por espiras. As falhas de isolamento em motores elétricos normalmente surgem com um curto circuito entre espiras, avançando para entre grupos de bobinas e finalmente entre em fases distintas.


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O Principio de funcionamento se baseia em aplicar um breve surto de tensão sob a bobina, esse surto gera um gradiente de tensão ao longo do bobinado, dessa forma cria-se uma diferença de potencial entre espiras, essa diferença de potencial estressa momentaneamente o bobinado.

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Uma corrente com taxa de aumento elevada é aplicada ao longo da bobina, pelo princípio da indução, uma tensão é gerada ao longo do seu enrolamento. Devido às características do circuito RLC essa tensão em resposta ao surto aparece no estator como uma forma de onda senoidal amortecida, a qual pode ser apresentada através de um osciloscópio.

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Formas de análise da resposta natural:

A frequência natural de oscilação, depende da indutância da bobina em análise e do valor do capacitor utilizado durante o teste. Através da avaliação da frequência de oscilação dessa resposta é possível detectar algumas falhas prováveis da bobina:
- Curto entre espiras;
Bobinas ou espiras invertidas;
- Alterações físicas no núcleo ou tratamento térmico alterado;

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O amortecimento, está relacionado à perda de energia do circuito RLC, formado pela bobina, sua resistência e o capacitor utilizado para o teste.
- Resistência alterada;
- Solda fria;
- Isolação comprometida;
- Outros (frequência).

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Integral da área absoluta, Importante quando amortecimento é elevado como em motores montados com rotor ou em bobinas com elevado grau de indutância.

Falhas Detectáveis:

Curto circuito entre fases;

Curto circuitoentre fase e massa;
Curto circuito entre espiras;

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